Resenha de Livros: Cova 312

Cova 312 – Daniela Arbex

Por RENATA bustamante

1985. Ano emblemático para o Brasil. Era colocado ponto final em um dos capítulos mais Cova312tenebrosos do nosso país: o Regime Militar. Infelizmente, o fim da ditadura não colocou ponto final em certas questões. O que aconteceu, de verdade, aos presos da ditadura? O que aconteceu com tantos brasileiros desaparecidos? O que dizer para as famílias que desconheciam o paradeiro de entes queridos?

Muitos livros falam sobre as atrocidades cometidas pelas Forças Armadas brasileiras e confesso que, apesar de o assunto me intrigar, não li tantos quanto gostaria. Se todos forem como Cova 312, vou correr atrás de mais! Daniela Arbex (de quem sou fã desde “Holocausto Brasileiro” – leiam, é maravilhoso!) volta ao passado para revelar um dos muitos segredos militares: o que aconteceu com o corpo do único preso político morto na Penitenciária de Linhares, em Minas Gerais?

Milton Soares de Castro, um jovem gaúcho de 26 anos, estava tão inconformado com o regime militar que decidiu lutar pela pátria dele. A dele e a de tantos outros que se uniram por dias melhores. Milton foi integrante do primeiro e frustrado grupo de guerrilha após o golpe de 1964. Era o único civil a se unir a outros jovens na Serra do Caparaó, na divisa entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais. O guerrilheiro foi preso e morto em 1967, mas o destino do corpo dele só foi revelado 35 anos depois.

Até Cova 312, Milton era mais um brasileiro cujo destino permanecia desconhecido. A mãe dele – dona Universina – morreu sem saber que fim levou (realmente) o filho. Os irmãos de Milton – Edelson e Gessi – poderiam ter a mesma sina. Felizmente, isso não vai acontecer porque Daniela “conheceu” Milton. E, do suicídio dado como causa da morte, a história era bem diferente da que foi contada para a família dele pelos militares.

O livro reconstitui a curta vida, os sofrimentos e as circunstâncias da morte do jovem. Para isso, somos levados aos porões da ditadura – lugar que nenhum ser humano devia ter conhecido. A luta pró-democracia não foi em vão, mas muitas vidas foram perdidas. Vidas de filhos, pais, maridos, netos, sobrinhos, irmãos. Graças à incrível humanidade da autora, a história de Milton foi conhecida. Não só a dele.

Mais de 20 personagens trazem relatos sobre a rotina da prisão de Linhares – que não deve ter sido muito diferente das outras espalhadas pelo país naquela época. Torturas, resistência, amores, dores, saudade, coragem e uma incrível (e, por vezes, inimaginável) vontade de viver. “O tema pode parecer pesado e (…) difícil de digerir. Seria assim, não fosse a capacidade prodigiosa de Daniela Arbex de transformar histórias trágicas em uma narrativa fluida, atraente, poética e, em alguns momentos, até divertida”, afirma Laurentino Gomes no prefácio da obra.

Narrativa que foi devorada em poucos dias. Daniela conta histórias como ninguém; ela conta a verdade como ninguém. A cova 312 pode ter escondido o corpo de Milton por anos, mas também fez renascer a verdade por trás desse jovem gaúcho que quis lutar por um Brasil mais justo. Ele não teve oportunidade nem tempo para isso. Daniela teve e fez justiça a ele. Nós, leitores, só temos a agradecer

Ps: Como Daniela chegou à cova 312? Isso é mais uma prova da capacidade prodigiosa da autora de fazer jornalismo investigativo da melhor qualidade. Leiam o livro e descubram!

Minha avaliação: ♥♥♥♥♥

Sinopse Oficial:

Menos de dois anos depois de seu surpreendente best-seller de estreia, “Holocausto  Brasileiro”, Daniela Arbex volta com mais um livro corajoso e revelador. Escrito como um romance, nele se conta a história real de como as Forças Armadas mataram pela tortura um jovem militante político, forjaram seu suicídio e sumiram com seu corpo. Daniela Arbex reconstitui o calvário deste jovem, de seus companheiros e de sua família até sua morte e desaparecimento. E continua investigando até descobrir seu corpo, na anônima Cova 312 que dá título ao livro. No final, uma revelação bombástica muda um capítulo da história do Brasil. Uma história apaixonante, cheia de mistério, poesia, tragédia e sofrimento.

Dados Técnicos:

  • Capa comum: 344 páginas
  • Editora: Geração; Edição: 1ª (15 de maio de 2015)
  • Idioma: Português
  • ISBN-10: 8581302734
  • ISBN-13: 978-8581302737
  • Dimensões do produto: 22,8 x 15,6 x 1,6 cm
  • Peso do produto: 499 g

Links para compra:

Compre o E-book na Amazon

Se vc já leu esse livro, avalie clicando abaixo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s